Velocidade máxima e aceleração da Honda ADV350

Estamos testando scooters, com a Honda ADV350 ocupando seu lugar como a segunda scooter que testamos até o momento, depois da Yamaha XMax 300 que foi testada há algum tempo.

Descrição

A Honda ADV350 é uma scooter um pouco estranha porque supostamente tem alguma capacidade off-road graças aos amortecedores traseiros duplos e aos garfos dianteiros USD de curso mais longo.

As rodas também são um pouco maiores do que a média das scooters, com 15 polegadas.

Os pneus são para todos os tipos de terreno, o que indica a capacidade off-road da Honda ADV350.

Além disso, a ADV350 tem um guidão que será muito mais familiar para um motociclista de aventura do que para um motociclista de scooter.

Na verdade, todo o cockpit se parece muito mais com uma motocicleta de aventura do que com uma scooter. Portanto, é bastante estranho.

Os motociclistas que já pilotaram a Honda ADV150, exclusiva para o mercado asiático, se sentirão em casa. Todos os outros podem ficar um pouco confusos.

Honda ADV350

Por baixo da roupagem de aventura, ela ainda é uma scooter e vem equipada com um motor monocilíndrico de 29 cv e 330 cc.

O motor é semelhante ao que você encontrará na Forza 350, estilo maxi scooter da Honda, e na SH350i, em formato de entregador de pizza.

A potência máxima é fornecida a sensatas 7500 rpm, e o torque máximo é de 23 pés/lb a 5250 rpm.

A Honda afirma que esse motor oferece uma experiência suave, silenciosa e fácil de usar.

Concordo; esse é certamente o caso da Honda ADV350 e de praticamente qualquer outra scooter também.

É muito difícil diferenciar seus motores, graças às caixas de câmbio CVT muito previsíveis e sem foco no desempenho que as scooters usam, sem mencionar as quantidades modestas de potência que elas têm.

Desempenho do motor

A Honda ADV350 tem um desempenho animado que, definitivamente, é mais parecido com o de um maxi-scooter de grande capacidade do que com o de uma scooter de 125 cc de grandes dimensões.

Depois de sair diretamente do XMax 300, eu tinha grandes esperanças em relação ao Honda ADV350, no sentido de que esperava que ele fosse visivelmente mais rápido, graças ao motor de maior capacidade que produz alguns cavalos a mais.

Mas, ao analisar as especificações, elas estão bem próximas, com uma vantagem de 2,5 cavalos de potência para a Honda ADV350.

Portanto, talvez minhas expectativas fossem infundadas.

A Honda ADV350 também é um pouco mais pesada, o que talvez possa atenuar um pouco essa vantagem de potência.

Em ritmo de caminhada e ao arrancar, a Honda ADV350 é surpreendentemente vibrante, embora isso se resolva rapidamente e tenhamos a mencionada “experiência suave, silenciosa e fácil de usar” que todas as scooters prometem.

Nas ruas mais difíceis, a Honda ADV350 é como muitas scooters de 250cc ou mais, e é bastante eficiente.

Sem dúvida, ela se recupera um pouco mais rápido em comparação com, digamos, nossa referência, a Yamaha XMax.

Isso seria aquele 40cc extra!

Em estradas maiores e mais rápidas, há potência e aceleração suficientes para ultrapassar, mas à medida que as velocidades aumentam, a capacidade de ultrapassagem da Honda ADV350 se torna menos eficaz.

Se estiver realmente tentando avançar, ultrapassar qualquer coisa a 70 mph reais (não indicado) exigirá um pouco de planejamento e espaço; caso contrário, você não conseguirá fazer isso a tempo.

Surpreendentemente, com um passageiro leve, o desempenho não parece ser afetado negativamente pelo assento.

Felizmente, ele também pode ser desligado porque se comporta exatamente da mesma forma que o sistema da Yamaha, reduzindo a potência ao tentar arrancar de uma parada.

É difícil imaginar uma scooter de trinta cavalos de potência com uma inclinação de peso traseira quebrando a tração de uma escavação quando está mais de 30 graus Celsius.

Honda ADV350

 

Mas o sistema TCS diz que sim; assim, a potência é cortada e parece que o combustível está acabando.

Só consigo ver esse sistema TCS fazendo sentido fora da estrada, e ele funcionou muito melhor com essa tarefa depois de algumas excursões fora da estrada em cascalho.

Quanto aos números de desempenho, mais uma vez por se tratar de uma scooter, é apenas uma questão de pisar no acelerador, inclinar-se e tirar a cabeça, os cotovelos e os joelhos do vento. Enxágue e repita até conseguir seus melhores tempos.

A Honda ADV350 é muito espaçosa, mesmo para pessoas altas, de modo que foi fácil deixar o corpo completamente fora dos elementos.

As condições também não eram ideais para testes de velocidade. Não havia vento, mas o calor e a umidade certamente prejudicam o desempenho do motor.

O Honda ADV350 pode acelerar de 0 a 60 mph em 9,30 segundos

Os tempos de zero a 100 km/h são um pouco menos relevantes para scooters do que para motocicletas.

Isso se deve ao fato de as scooters passarem a maior parte do tempo na cidade e nos arredores e, devido à falta de potência, seu desempenho acima de 100 km/h não é tão bom quanto o desempenho abaixo de 100 km/h.

Aceleração e velocidade máxima: a Honda ADV350 tem um desempenho decente. Ele pode acelerar de 0 a 30 mph em menos de três segundos, com um tempo de 2,86 segundos.

Isso é mais do que suficiente para que você saia do semáforo e ganhe velocidade.

Para fins de comparação, a maioria das motocicletas grandes, com mais de 100 cavalos de potência, varia entre 1,50 e 1,80 segundos, mas para atingir esses tempos é preciso ter alguma habilidade e esforço.

0-50 mph

0-50 mph é um tempo mais interessante para uma scooter de nível médio, enquanto a Honda ADV350 estabelece um tempo de 6,57 segundos, o que é bastante respeitável.

0-60 mph

O tempo de 0 a 60 mph do Honda ADV350 é alcançado em 9,30 segundos, o que o torna tão acelerado quanto um carro comum em sua velocidade máxima. O tempo de 0 a 100 km/h é de 9,91 segundos

Vou enfatizar novamente que, em condições melhores, poderíamos esperar tempos melhores. Definitivamente, eu apostaria que é possível chegar à casa dos 8 segundos

O Honda ADV350 leva mais 2,70 segundos para atingir 60 mph a partir de 50 mph.

A partir de 60 mph, parece que a estrutura muito volumosa da Honda ADV350 começa a prejudicar sua aceleração mais do que os 29 cavalos de potência sugerem.

Isso não é ajudado pela barra de proteção acessória com a qual nosso exemplo está equipado.

Honda ADV350 vs Yamaha XMax 300

Isso faz com que a Honda ADV350 seja um pouco menos aceleradora do que a Yamaha XMax 300, de potência ligeiramente inferior.

De qualquer forma, o Honda ADV350 ainda vence o XMax no quarto de milha com um tempo de 17,09 segundos, registrando uma velocidade terminal de 74 mph.

A partir daí, parece uma eternidade para a Honda ADV350 atingir a velocidade máxima de 84 mph, pois ela se esforça até mesmo para atingir 80 mph depois de várias corridas de velocidade em ambas as direções.

Você ouvirá muita conversa sobre a velocidade máxima de 95 mph para essas máquinas, mas, infelizmente, não há esperança com nosso exemplo nesse dia específico.

Eu diria que, em condições mais frias e menos úmidas, e talvez sem a barra de proteção, seria possível atingir 90 mph, mas 95 mph é um exagero.

Velocidade máxima e aceleração da Honda ADV350

Faixa de velocidade Velocidade (km/h) Tempo (segundos)
0-10 mph 0-16 km/h 0,89
0-20 mph 0-32 km/h 1,79
0-30 mph 0-48 km/h 2,86
0-40 mph 0-64 km/h 4,30
0-50 mph 0-80 km/h 6,57
0-60 mph 0-96 km/h 9,30
0-70 mph 0-112 km/h 14,28
0-80 mph 0-128 km/h 25,52
SS/QM N/A 17,09 @ 74 km/h
SS/KM N/A N/A
Velocidade máxima 135 km/h N/A

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top