Velocidade máxima e aceleração da Yamaha YZF-R7

Yamaha YZF-R7 0-60 mph em 3,27 segundos

Abaixo, damos uma olhada no novo R7 da Yamaha de 0 a 60 mph, tempo de quarto de milha, aceleração em marcha e aceleração direta através das marchas e sua velocidade máxima.

A Yamaha YZF-R7 é uma motocicleta esportiva fortemente baseada na popularíssima Yamaha MT-07. Uma motocicleta de grande valor que oferece desempenho excepcional.

A MT-07 da Yamaha é uma joia absoluta de motocicleta e tem, sem dúvida, um dos melhores motores de menos de 700 cc dos últimos tempos.

Faz sentido usá-la em outros lugares e não apenas em motocicletas naked ou de aventura, como a Tenere 700 ou a XSR 700.

O interesse pelas radicais e intransigentes Supersport 600s desapareceu junto com seu desenvolvimento!

Além disso, aumentou o gosto dos motociclistas por motocicletas esportivas mais práticas, baratas e acessíveis, mas que ainda tenham bom desempenho.

A Yamaha, é claro, teve a grande ideia de construir uma motocicleta esportiva com o fantástico motor de dois cilindros paralelos de 689 cc usado na Yamaha MT-07, XSR 700 e Tenere.

Os mais puristas talvez não fiquem tão felizes com o nome da nova YZF-R7.

As pessoas com idade suficiente se lembrarão da Yamaha YZF-R7 que Noriyuki Haga pilotou no World Superbikes em 1999 e no início dos anos mil.

Yamaha YZF-R7

A Yamaha YZF-R7 original não é nada parecida com o novo modelo. Em vez disso, é movida por um motor de quatro cilindros em linha de 749 cc.

Com o kit de corrida, ela também seria mais de duas vezes mais potente que a nova YZF-R7.

Talvez a nova YZF-R7 devesse ter um S no final para “street” (rua) ou algo semelhante.

A Yamaha YZF-R7 é, na verdade, uma substituta da YZF-R6, embora isso tenha confundido muitos motociclistas novos.

Normalmente, números correspondentes maiores em esquemas de nomenclatura de motocicletas denotam um motor maior (o que é verdade) e o número maior no nome também significa mais potência, especialmente em uma série familiar de motocicletas.

Série YZF-R

  • R125
  • R25
  • R3
  • R6
  • R7
  • R1

A Yamaha YZF-R7 é menos potente que a YZF-R6, embora, para ser justo, a YZF-R6 tenha sido descontinuada em muitos mercados e só esteja disponível em uma versão de corrida, não para a estrada.

Portanto, tecnicamente, a série, se excluirmos a YZF-R6, é consistente em seu tamanho de motor e incrementos de potência.

Desempenho da Yamaha YZF-R7

A nova Yamaha YZF-R7 usa o mesmo motor CP2, porém revisado, que a Yamaha MT-07. Portanto, temos o familiar motor de dois cilindros paralelos de 689 cc produzindo 72 cavalos de potência na manivela.

É um motor fantástico, conhecido principalmente por seu grunhido instantâneo, independentemente de onde a agulha esteja na faixa de rotação.

Esses números equivalem a um pouco mais de 100 cavalos de potência por litro, o que não é muito para os padrões das motocicletas, embora isso seja intencional e não deva ser visto como algo negativo.

Na roda traseira, a nova YZF-R7 produz uma potência muito saudável de 71 cavalos a 9.000 rpm, embora normalmente você veja uma potência de 67 a 68 cavalos, mas pode ser uma potência boa e saudável.

71 cavalos de potência podem não parecer muito se comparados a concorrentes como a CBR650R ou a RS 660, ou em geral, mas a YZF-R7 tem mais a ver com o torque, que é de 47 pés/lb e é um bom número para a categoria.

Novamente, você pode estar pensando que 47 pés/lb não é tão impressionante, mas não se deixe enganar.

Assim como o motor da MT-07, o motor da YZF-R7 é muito mais impressionante do que diz ou coloca no papel.

Isso se deve, em grande parte, a uma grande distribuição de torque a partir de 3.000 rpm, combinada com uma engrenagem relativamente baixa. (Mais sobre isso adiante)

Aceleração de marchas da Yamaha YZF-R7

A R7 e seu motor não são uma motocicleta que precisa ser acelerada a plenos pulmões, nem é necessário ter muitas rotações por minuto no tacômetro para obter uma boa resposta do motor.

Ao andar por aí, você pode usar marchas mais altas e manter a rotação entre 3.000 e 5.000 rpm e ainda assim ter bastante aceleração quando precisar.

Se estiver acelerando e perseguindo amigos, poderá mantê-los à vista mudando de marcha somente entre 6.000 e 7.000 rpm e até 9500 rpm quando realmente precisar acelerar.

Não é necessário levar o motor ao vermelho, como acontece com algumas outras motocicletas, sem perder muito em linha reta.

Como já foi mencionado, você pode até mesmo reduzir a marcha a 6000-7000k e ainda assim fazer um rápido progresso na aceleração.

Velocidade máxima e aceleração da Yamaha YZF-R7

A nova R7 é um pouco mais longa que a MT-07 e é alguns quilos mais pesada.

Isso significa que, tecnicamente, ela terá uma aceleração ligeiramente mais lenta na engrenagem, mas, para ser honesto, não é algo que você notaria muito, pois estamos falando de apenas um dente de diferença na roda dentada traseira.

Além disso, considere que a Yamaha YZF-R7 tem potência média e inferior mais do que suficiente para puxar marchas mais altas e está no topo da classe em termos de desempenho em marcha.

Por exemplo, nas três primeiras marchas, em qualquer lugar abaixo de 8.000 rpm, a nova R7 supera a nova Aprilia RS 660, igualando-a na quarta marcha e perdendo na quinta e sexta marchas.

Velocidade nas marchas a 5000rpm

Marcha Velocidade a 5000 rpm
(mph)
Velocidade a 5000 rpm
(km/h)
1ª marcha 25,6 41,2
2ª marcha 34,3 55,2
3ª marcha 44,7 71,9
4ª marcha 56,1 90,3
5ª marcha 66,9 107,7
6ª marcha 75,7 121,8

É claro que a RS660 tem mais força acima de 8.000 rpm em qualquer marcha, pois a curva de potência da R7 começa a se achatar, enquanto a RS 660 continua a produzir quase 20 cavalos a mais.

De qualquer forma, assim como a MT-07, o motor e o desempenho da YZF-R7 funcionam muito bem abaixo de 100 mph e em uma curva lenta para outra.

A explosão na cidade também é muito divertida com seu grunhido facilmente acessível, onde é muito eficaz contra os concorrentes, até mesmo a CBR650R que é alimentada por um motor 4 em linha de 649 cc.

Aceleração e velocidade máxima da Yamaha YZF-R7

Se você já pilotou uma MT-07, pode esperar que o desempenho em linha reta esteja no mesmo patamar da nova R7, apenas um pouco menos frenético.

A YZF-R7 é um pouco mais pesada que a MT e a Yamaha – como mencionado anteriormente – optou por alongar um pouco a marcha em relação à MT-07.

A suposição seria de que isso poderia prejudicar a aceleração da R7 em comparação com a MT-07, mas não é o caso.

Em uma escavação, a R7 é consistentemente mais rápida, pois é um pouco mais fácil de lançar e um pouco menos propensa a derrapar do que a MT-07, apesar de ter uma distância entre eixos menor.

Esse pequeno peso extra, mais a engrenagem mais longa, provavelmente ajuda um pouco.

Então, se combinarmos isso com a posição de pilotagem mais esportiva da R7, isso garante que haja um pouco mais de peso sobre a dianteira, o que, sem dúvida, ajuda a domar a tendência a fazer curvas.

Quando tudo isso é somado, isso significa tempos mais consistentes e melhores resultados quando se trata de empurrar.

Dito isso, a Yamaha YZF-R7 atingiu 0-60 mph em 3,27 segundos e 0-100 km/h em 3,43 segundos.

O benchmark a 100 km/h requer uma troca de marcha, embora, graças ao câmbio rápido, menos tempo seja perdido na mudança para a segunda marcha.

Velocidade máxima e aceleração da Yamaha YZF-R7

A corrida até 100 mph também é bastante rápida para uma motocicleta de setenta cavalos de potência, chegando em apenas 7,88 segundos.

A Yamaha YZF-R7 precisa da quarta marcha, como muitas motocicletas dessa categoria, devido ao teto de rotação mais baixo, o que dificulta o potencial de velocidade máxima em cada marcha.

A Yamaha YZF-R7 é mais rápida que a similar Ninja 650 da Kawasaki, como visto aqui de forma convincente, mas é um pouco mais lenta em comparação com a Aprilia RS 660.

Em comparação com a YZF-R6, você pode ver como a YZF-R7 se compara por meio da comparação R7 vs R6.

A Yamaha YZF-R7 atingiu uma velocidade máxima de 224 km/h (139 mph)

Assim como sua irmã feia, a Yamaha R7 pode mergulhar nos 11’s na pista de arrancada.

É muito mais difícil para a MT-07, mas a R7 consegue chegar à metade dos 11s, marcando 11,64 segundos no quarto de milha com uma velocidade terminal de 116 mph.

Esse é um ótimo tempo, mas certamente está muito próximo do auge.

A maioria dos motociclistas de estrada leves e decentes conseguiria 12s baixos e, se você for ruim no lançamento, 13s baixos ou médios.

Como em todas as motocicletas de média e baixa potência, o tempo de 1/8 de milha é fundamental, pois você não tem 200 cavalos de potência para recuperar o tempo perdido desde o início devido à sua falta de habilidade ou à falta de potência da motocicleta.

Se você precisa ver do que ela é capaz, ficará satisfeito em saber que a YZF-R7 pode atingir uma velocidade máxima de 139 mph se você for de baixa estatura e muito empenhado.

A R7 é muito esbelta, tem uma área frontal minúscula e é, em geral, muito estreita, o que é ajudado por esse motor de dois cilindros paralelos muito fino.

A parte mais difícil é manter os cotovelos longe do vento devido à estreiteza da Yamaha YZF-R7.

Como aconteceu com muitas motocicletas nos últimos tempos, os modelos dos EUA têm mais algumas restrições de aceleração na ECU, portanto, se você tiver uma motocicleta dos EUA, sua velocidade máxima pode variar, assim como seus tempos de aceleração.

Normalmente, a velocidade máxima da Yamaha YZF-R7 no mundo real para a maioria das pessoas comuns seria de apenas 130s, a menos que você tenha ótimas condições, seja pequeno e possa se curvar com muita eficiência.

Você também deve ser capaz e estar disposto a mantê-la presa por pelo menos um quilômetro se estiver tentando partir de uma largada em pé.

A diferença entre uma boa dobra e uma dobra ruim acrescentou 5 segundos ao tempo de 0-130 mph.

Portanto, se você estiver competindo com seus amigos, certifique-se de usar nossas habilidades de ioga para obter o melhor efeito, caso contrário, o vento realmente o atrasará.

Níveis de aceleração da Yamaha YZF-R7

Faixa de velocidade Velocidade (mph) Velocidade (km/h) Tempo (segundos)
0-10 mph 0,34 0-16 km/h 0,34
0-20 mph 0,96 0-32 km/h 0,96
0-30 mph 1,48 0-48 km/h 1,48
0-40 mph 2,00 0-64 km/h 2,00
0-50 mph 2,54 0-80 km/h 2,54
0-60 mph 3,27 0-96 km/h 3,27
0-70 mph 4,10 0-112 km/h 4.10
0-80 mph 5,07 0-128 km/h 5,07
0-90 mph 6,35 0-144 km/h 6,35
0-100 mph 7,88 0-160 km/h 7,88
0-110 mph 10.00 0-176 km/h 10,00
0-120 mph 12,86 0-192 km/h 12,86
0-130 mph 18,26 0-208 km/h 18,26
60-130 mph 14,72 96-208 km/h 14,72
SS/QM 11,64 @ 116 mph 11,64 @ 187 km/h
SS/KM 22.15 @ 134 mph 22,15 @ 216 km/h
SS/Milha 32.03 @ 138 mph 32,03 @ 222 km/h
Velocidade máxima 139 mph 223,7 km/h

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top